Pingado – Monitoramento de webservices

SOA! Ando respirando isso, ai ai. Lembro a 2 anos atras quando eu queria pq queria viver isso day-by-day … Demorou, mas estou aqui, ein? Hehehehe. E ainda bem que demorou, hoje entendo a maturidade que um dev precisa ter para levar um projeto bacana nessa arquitetura .. seguimos aprendendo! But let’s go 🙂

A vida não é só flores e amor, preciso medir a disponibilidade de um projeto … preciso de alertas para manter essa disponibilidade caso ela esteja em risco. Como tudo é serviço, uma das maneiras que pensei em manter o espirito de escoteiro (SEMPRE ALERTA!) é pingando os benditos! Incrivelmente não achei nada free para fazer isso, estou cheia de coisas para testar (windows 8, visual studio 2012, github, frameworks, etc.) entao resolvi dar um start nisso. Vamos ver até onde vou!

FIRST STEP, instalar esse ambiente que quero testar.

Windows 8 tá muito rápido e a usabilidade dele tá maneira. É meio chato de inicio porque já estamos no modo automatico com a barra de inicialização e tal, mas uma semaninha usando como usuario n00b e já estou bem familiarizada. Ele é bonitão e não achei nada contra ainda além de ter que ter conta na live. Bug todo mundo tem então … pls, don’t tell me that gave a blue screen.

http://www.reddit.com/r/windows8/comments/1d3dok/why_dont_people_like_windows_8/
http://www.techradar.com/reviews/pc-mac/software/operating-systems/windows-8-1093002/review
http://www.reddit.com/r/windows8/comments/168ybd/windows_8_is_a_fantastic_os_why_do_so_many_people/

Visual Studio 2012: IDE mais sensacional não ha! Acho que é ela quem mantém meu relacionamento sério com o .NET. Dá um look http://msdn.microsoft.com/en-us/library/vstudio/bb386063.aspx.

Cadastrinho maroto no Github. Eu havia feito um teste já acompanhando o curso da Code School: Try Git. Recomendo, é free e objetivo.

Instalei também o plugin para o VS.

E claro, meu tema preferido do VS. Aqui tem mais: http://studiostyl.es/.

Ambiente semi pronto, proximo post tem codigo com farinha.